terça-feira, 26 de abril de 2011

ESCOLA ELISA NOVELLI REALIZA PALESTRAS SOBRE O DIA MUNDIAL DA SAÚDE

No mês de abril na E.E.D.Elisa de C.L.Novelli foram realizadas várias palestras sobre a Saúde, com profissionais da área do Posto de Saúde do Município de Itaporanga.O primeiro tema foi sobre a “Dengue”,pelos profissionais Nelson Luis Coluço (Agente Sanitário) e Suzana Lopes (Infermeira Padrão), que orientou sobre a Prevenção:A Dengue é uma virose, ou seja, uma doença causada por vírus. O vírus é transmitido para uma pessoa através da picada da fêmea contaminada do mosquito Aedes Aegypti. Essa doença pode se manifestar de duas formas: a dengue clássica e a dengue hemorrágica. Pode ocorrer também vômitos, tontura, dificuldades de respiração, dores abdominais intensas e contínuas e presença de sangue nas fezes. Não ocorrendo acompanhamento médico e tratamento adequado, o paciente pode falecer. No verão essa doença faz uma quantidade maior de vítimas, pois o mosquito transmissor encontra ótimas condições de reprodução. Nesta estação do ano, as altas temperaturas e a grande quantidade de chuvas, aumentam e melhoram o habitat ideal para a reprodução do Aedes Aegypti: a água parada. Lata, pneus, vasos de plantas, caixas d’água e outros locais deste tipo são usados para fêmea do inseto depositar seus ovos. Outro fator que faz das grandes cidades locais preferidos deste tipo de mosquito é a grande quantidade de seu principal alimento: o sangue humano. Como erradicar totalmente o mosquito transmissor? A única forma de combater a doença é eliminar os locais onde a fêmea se reproduz.

Algumas dicas de ações:

• Não deixar a água se acumular em recipientes como, por exemplo, vasos, calhas, pneus, cacos de vidro, latas e etc.
• Manter fechadas as caixas d’água, poços e cisternas
• Não cultivar plantas em vasos com água. Usar terra ou areia nestes casos.
• Tratar as piscinas com cloro e fazendo a limpeza constante. O ideal é deixá-las cobertas ou vazias quando não for usar por um longo período.
• Manter as calhas limpas e desentupidas
• Avisar um agente público de saúde do município caso exista alguma situação onde há o risco de proliferação da doença.

Alimentação Saudável

Dando continuidade em nossas palestras, também recebemos a (enfermeira padrão) Andréia do Posto Saúde, palestrando sobre “Alimentação Saudável” em qual faz parte do Currículo de Ciências do Estado de São Paulo e do Projeto Iamsp.
A alimentação é uma preocupação constante na rotina das pessoas. Seja para obter um estilo de vida saudável, seja para perder peso, melhorar a saúde ou, simplesmente, satisfazer uma necessidade fisiológica, comer é sempre bom. O grande avanço da ciência na área da nutrição transformou o simples ato de comer em uma ferramenta poderosa na promoção da saúde. Além disso, as necessidades da vida moderna, associadas a uma alimentação inadequada, levam ao aumento excessivo de peso e ao conseqüente surgimento de doenças crônicas, como problemas cardiovasculares, diabetes e hipertensão arterial.
Uma nutrição adequada é capaz de diminuir o estresse, ansiedade e a irritabilidade, além de facilitar o controle de peso e do humor. Auxilia também no combate a diversas doenças, torna seu tratamento mais eficaz e favorece o paciente com uma recuperação mais rápida. Igualmente, pode promover melhora no rendimento de esportistas, potencializarem o desenvolvimento físico e cognitivo de crianças e adolescentes, e o envelhecimento menos precoce.
Alimentação saudável promovendo saúde e bem-estar em qualquer estágio de vida.Contou a equipe gestora.






Nenhum comentário:

Postar um comentário