quinta-feira, 24 de abril de 2014

Dia D na Escola Dona Elisa

No dia 09/04/2014 (quarta-feira), a escola realizou com envolvimento da comunidade, uma auto-avaliação do cotidiano escolar, com o objetivo de definir metas para o ano letivo e identificar aspectos que demandam mais atenção no dia-a-dia da escola.  
Foi utilizado como instrumento de trabalho o Plano de Ação Participativo (PAP), avaliação dos pilares: Gestão de Resultados Educacionais, Gestão de Pessoas e de serviços e Recursos, explanação de cada grupo, posse do Grêmio Estudantil, a autoavaliação com estudos  das análises e reflexão do momento atual e foi finalizado com o desfile da “Garota Country Elisa Novelli 2014.”
A equipe gestora ficou satisfeita pelo bom índice de participantes que compareceram à reunião, como pais, representantes de alunos e funcionários em geral da Unidade de Escolar.
Porém, foi um trabalho bem produtivo de incentivo à cultura de autoavaliação da unidade de ensino, em todas as dimensões do cotidiano escolar, abrangendo desde a gestão dos processos pedagógicos, dos resultados educacionais obtidos pelos alunos, da participação e do atendimento à comunidade, das pessoas que compõem a equipe escolar, dos recursos financeiros, até os bens patrimoniais.
"Trabalhos como este, são importantes para estimular o desenvolvimento da gestão democrática na escola onde o foco deve ser o compromisso de todos com uma aprendizagem da qualidade do ensino, espera-se com este trabalho favorecer o aprimoramento desta escola, por meio da elaboração de planos de melhoria condizentes com suas necessidades, e pela identificação das boas práticas de gestão escolar" afirmou a coordenadora pedagógica Lucélia.
No ano anterior foram realizados vários projetos e ações na busca de melhoria da qualidade do ensino. Fraternalmente agradecemos a toda equipe escolar que com dedicação, criatividade, autodisciplina e ética profissional, vivenciam e compartilham dos desafios do aprendizado diário de se fazer da escola uma instituição democrática que se reconhece na adversidade cultural e cumpre o seu papel de produzir excelência educacional.
Para a direção, a participação dos alunos nesse processo é fundamental. “O aluno é o sujeito dentro da escola. É o protagonista que pensa a escola para ele mesmo. A escola que ele quer para obter uma formação plena”.












sexta-feira, 11 de abril de 2014

Eleição do Grêmio Estudantil

Dia 31 de março ocorreu na nossa escola à eleição do Grêmio Estudantil 2014, com a finalidade de despertar o senso democrático e para isso, as eleições são de fundamental importância, além de representar um ato de cidadania, possibilitando assim a escolha de representantes e governantes que fazem e executam leis que interferem diretamente em nossas vidas onde a escola não poderia ficar de fora. O voto deve ser valorizado e ocorrer de forma consciente. Devemos votar em políticos com um passado limpo e com propostas voltadas para a melhoria de vida da coletividade. Esta atividade teve como intuito desenvolver o protagonismo juvenil, inserindo a votação por meio de urna eletrônica onde os alunos ficaram entusiasmados com a novidade e sentiram parte da sociedade.
As chapas que pleitearam a eleição foram: União Força Jovem (GEUFJ) presidida pela aluna Lisandra de Fátima Santos Alves Vieira e a chapa Voz Ativa (GEVA) pela aluna Maria Caroline Barreto.
Este programa de urna eletrônica foi realizado com auxílio do diretor Técnico 1 da Diretoria de Ensino de Itararé Giovani Zanzarini,  tendo como assessoria no dia da votação os estagiários do acessa escola da diretoria de ensino e da unidade escolar.

Agradecemos os participantes das chapas pelo bom desempenho dos trabalhos e parabenizar a chapa vencedora “Grêmio Estudantil Voz Ativa (GEVA)” que desenvolverá a proposta apresentada para o ano de 2014. 

Estudo do Estatuto do Grêmio 

Elaborando propostas a serem apresentadas

Último dia de trabalho, café de confraternização

Apresentação das propostas para a escola

Tela de votação 

Alunos durante votação

Chapa Vencedora