segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Palestra de Orientação do Dia Mundial da AIDS

Na última quinta feira ( 1º de dezembro) foi realizado uma palestra com a profissional Andréia, enfermeira padrão do centro saúde de Itaporanga, sobre a prevenção de doenças sexualmente transmissíveis, no entanto, este já é um tema presente nas salas de aula das escolas da rede estadual. O assunto é abordado durante todo o ano por meio de Projeto como o “Prevenção Também se Ensina”. Com o objetivo de conscientizar os alunos a respeito das DSTs.
O projeto Prevenção Também se Ensina desenvolvido à algum tempo em nossa escola com ações voltadas à promoção da cidadania saudável. Ele busca reduzir as vulnerabilidades da comunidade escolar em relação à gravidez na adolescência, às DST/HIV/AIDS, ao uso do álcool, tabaco e outras drogas. Ao mesmo tempo, estimula o reconhecimento e o respeito à diversidade sexual. O conjunto de ações para a promoção de um ambiente escolar saudável e seguro, propício à socialização dos alunos. Ele previne conflitos, valoriza o papel pedagógico da equipe escolar e estimula a participação e integração dos alunos à escola e à comunidade.
Os alunos puderam, na ocasião esclarecer suas dúvidas com perguntas sobre o tema e outras relacionadas a saúde. No período noturno, os alunos do Ensino Médio, receberam folders e camisinhas, como incentivo à prevenção.
Agradecemos a enfermeira Andréia e a secretaria municipal de saúde por mais esta parceria em nossos projetos.



Campeonato de Interclasses

O Campeonato Intercalasses movimentou a Escola , entre os dias 07/11 a 05/12, sob a orientação da Professora Ana Assis os alunos das 8ª séries do Ensino Fundamental, organizaram, conforme o previsto na Proposta Curricular de Educação Física (caderno 4 – 8ª série) um campeonato de futsal entre os alunos da 5ª a 8ª séries. Foram dias de muita agitação, e emoção geral, todos participaram, torcendo e vibrando com a sua classe Atividades como essa trazem maior afetividade para o ambiente escolar além de promover a prática física saudável. Por fim, o campeão foi à classe da 8ª série B, parabéns a todos os outros participantes! No momento da entrega das medalhas aos campeões, as alunas da 8ª série A, fizeram uma homenagem a Professora Ana Assis (Educação Física), como forma de agradecimento pelo carinho recebido dela durante todo ano letivo.



Aula de Espanhol

A professora Jacqueline Moreira trabalhou desde agosto de 2011 na E.E.D.Elisa de Campos Lima Novelli com os alunos do 1ª série do Ensino Médio com a disciplina Língua Espanhola, essas aulas foram oferecidas a todos os alunos desta série, mas foram poucos os que participaram. Essas aulas são oferecidas, exclusivamente, aos alunos da 1ª série do Ensino Médio Regular. A Língua Espanhola irá compor o currículo pleno da escola como uma disciplina, que embora se caracterize de oferta obrigatória para a escola, será de matrícula optativa para o aluno, elas acontecem fora do horário normal das aulas, conforme legislação pertinente (Lei Federal 11.161 de 05/08/2005 e Res. SEE 5 / 2010 de 14-1-2010 ).
Hoje o Espanhol é o segundo idioma mais falado no mundo e é a língua nativa de 7% da população mundial, é também um dos idiomas mais importantes nos encontros internacionais, políticos e de negócios. Daí a importância de se assegurar ao aluno da rede pública estadual a oportunidade de desenvolver e ampliar novas formas de expressão, instrumentalizando-o para o acesso às novas tecnologias e ao mercado de trabalho que exige cada vez mais o domínio de um idioma estrangeiro.
A professora desenvolveu um bom trabalho, embora tenha tido somente 1 semestre, mas mesmo assim foi visivel a participação dos alunos, e para encerrar seu trabalho foi entregue um certificado simbólico aos alunos pela particpação e desempenho nas aulas de Língua Espanhola.